Bruxismo: causas e tratamentos para controlar o hábito de ranger os dentes

Você acorda com dores de cabeça, ou na mandíbula? Já notou desgaste nos seus dentes? Se sim, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes.

Neste post, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa condição – desde suas causas e sintomas, até os tratamentos disponíveis para controlar o problema.

O que é o bruxismo?

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono, mas também pode ocorrer durante o dia. Pessoas com essa condição apertam os dentes sem nem perceber, por isso, não conseguem controlar. É muito comum e pode afetar todas as idades, sendo considerada uma desordem funcional.

Quais são os sintomas?

O bruxismo pode não apresentar sintomas evidentes, apesar de alguns indivíduos sentirem dores faciais, de ouvido ou de cabeça ao acordar. Por outro lado, outros podem notar o desgaste dos dentes com o tempo, mas muitas vezes, somente descobrem que têm bruxismo quando consultam um dentista.

ᅠㅤ

Outros sintomas que podem ser observados, são:

• Zumbido no ouvido;
  • Desgastes e trincas no esmalte dentário;
  • Dores e estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dor na articulação temporomandibular;
  • Fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses e até nos implantes;
  • Marcas na parte interna das bochechas e na língua.

Quais são as causas?

Segundo o Ministério da Saúde, ainda não existe uma resposta concreta para a causa do bruxismo, podendo ser desencadeado por vários fatores, inclusive genéticos, hereditários e estilo de vida. Segundo alguns estudos, essa condição pode ser:

• Habitual: uso de álcool, cigarro, drogas, certos tipos de medicamentos e cafeína;
  • Psicológica: ansiedade e estresse;
  • Sistêmica: refluxo gastroesofágico e problemas respiratórios;
  • Neurológica: doença de Parkinson e doenças psiquiátricas;
  • Bucal: falta de dentes ou má-oclusão dental.

Como é feito o diagnóstico?

Em muitos casos, as pessoas só descobrem que têm bruxismo quando alguém observa os sinais enquanto elas dormem, ou quando procuram ajuda médica ou odontológica devido aos sintomas que já estão presentes.

Como métodos de investigação, o dentista aplica questionários para saber mais sobre os hábitos de vida do paciente, os quais podem estar relacionados com a condição. Exames como polissonografia – que avalia a qualidade do sono -, e eletromiografia – que utiliza sensores para monitorar em tempo real a atividade elétrica dos músculos – também podem ser utilizados para o diagnóstico.

Tem tratamento?

Até o momento, não há cura para o bruxismo, mas ele pode ser controlado por meio de tratamentos específicos. Veja a seguir:

Placa de bruxismo

Utilizada para dormir, a placa de bruxismo impede o contato entre as arcadas dentárias durante o sono. Assim, ela relaxa os músculos, diminuindo os estímulos de ranger os dentes. Em casos mais graves, pode ser indicada também para uso diário.

Reabilitação oral e tratamento ortodôntico

Dentes desalinhados ou faltantes comprometem o fechamento correto da boca. Por isso, a recuperação da perda de dentes por meio de próteses e implantes dentários, e o alinhamento dental com o tratamento ortodôntico, favorecem a mordida correta, diminuindo a tensão entre as arcadas.

Dicas para evitar crises de bruxismo

Alguns hábitos de relaxamento podem ajudar significativamente para aliviar a tensão e evitar as crises de bruxismo:

• Prática de atividades físicas, como ioga, caminhadas, meditação e respiração profunda;
  • Técnicas de relaxamento muscular progressivo, como massagem e até mesmo atividades de lazer relaxantes, como a leitura e ouvir música suave;
  • Evitar estimulantes, como álcool, cafeína e energéticos;
  • Evitar eletrônicos antes de dormir, pois deixam o cérebro mais agitado;
  • Colocar compressas mornas no rosto antes de dormir para relaxar os músculos.

Aqui na Humaniza Odontologia, estamos prontos para ajudar você a controlar o bruxismo e proteger sua saúde. Nossos profissionais estão capacitados para realizar o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Agende uma consulta conosco e dê o primeiro passo melhorar a sua qualidade de vida.