CARGA IMEDIATA
Home / Carga Imediata
Pacientes que perderam dentes, ou que precisam extrair algum elemento dentário, podem receber dentes substitutivos imediatamente após a perda dental com a utilização de implante dentário com carga imediata. A condição principal para a realização do procedimento é ter uma condição óssea satisfatória.
O procedimento de carga imedita passa, basicamente, por três fases:
1 – Instalação cirúrgica do implante
O implantodontista instala o parafuso, que age como a raiz do dente, no osso.
2 – Instalação da coroa provisória
A seguir, é instalada uma coroa provisória feita de resina (faz a função estética e funcional da parte branca do dente) parafusada no implante, no máximo até 72 horas depois da inserção do implante (parafuso).
3 – Instalação da coroa definitiva
Finalmente, a coroa provisória é substituída pela de porcelana, com os dentes na cor e no formato que condiz com o restante da arcada do paciente.
As duas fases primeiras podem ser executadas em várias etapas ou em uma só consulta. Quando são executadas em um só momento o implante é denominado carga imediata. Já para progredir da coroa provisória para a definitiva, é necessário aguardar o período de cicatrização óssea, que pode variar de 21 dias a seis meses. Essa grande variação de tempo depende da fisiologia do paciente e do tipo de implante utilizado.
São muitos os benefícios do implante com carga imediata, sendo os principais:
O procedimento de implante com carga imediata dura entre uma e oito horas.
Falta de um dente: nesse caso, coloca-se o parafuso no osso e, sobre ele, uma coroa provisória fixa no mesmo dia.
Falta de vários dentes: aqui vários parafusos e coroas provisórias são implantadas em um mesmo dia.
Desdentados totais: já no caso da perda total de dentes, para a realização da carga imediata, são colocados quatro pinos na arcada inferior e cinco ou seis na arcada superior e neles são fixadas as próteses.