Clareamento dental

Antes e depois do clareamento dental

O clareamento dental é um tratamento que visa melhorar a estética do paciente, devolvendo-lhe um sorriso mais branco e aumentando sua autoestima. 

Formas de fazer o clareamento dental 

O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: em consultório dentário ou de modo caseiro, com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente. Quanto maior for a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o procedimento. 

Tipos de clareamento dental 

Há seis tipos de clareamento dental, cada um deles é adequado a um caso específico, de acordo com o desejo ou necessidade do paciente.  

  1. caseiro; 
  1. em consultório; 
  1. misto (em casa e no consultório); 
  1. laser; 
  1. luz ultravioleta; 
  1. clareamento interno. 

Em todos tipos de tratamento é necessário usar o gel clareador, o laser e a luz ultravioleta apenas aceleram o clareamento. 

Duração do tratamento de clareamento dental 

O clareamento dental um tratamento rápido, geralmente entre quatro a seis sessões. Na Humaniza Odontologia, utilizamos a técnica de clareamento mista, ou seja, haverá sessões de clareamento no consultório e em casa. Para isso, o paciente receberá uma moldeira com gel clareador para complementar o clareamento em seu lar.  

“Com a técnica de clareamento mista, o resultado fica muito melhor.” 

Ação do clareador dental 

Vale ressaltar que o gel clareador só age nos dentes naturais. Nas coroas artificiais, próteses ou restaurações, o clareamento não irá surtir efeito. As mesmas deverão ser trocadas para um tom mais branco, acompanhando a nova brancura dos dentes naturais. Caso contrário, você ficará com dentes “bicolores”. 

Fatores que causam o escurecimento dos dentes 

São diversos os fatores que causam o escurecimento dos dentes, dentre eles estão o consumo de alimentos com corantes, hábitos de fumo e problemas patológicos. Itens com corantes que causam manchas nos dentes: 

  • vinho tinto e suco de uva; 
  • refrigerante de cola; 
  • café e chá preto; 
  • molho de tomate; 
  • molho Shoyu; 
  • beterraba; 
  • entre outros. 

Cuidados a tomar após o clareamento dos dentes 

Além de escolher o tipo de clareamento mais adequado ao paciente, o comprometimento do paciente é fundamental para que os melhores resultados sejam alcançados. Assim, após o clareamento dental é necessário fazer uma higiene bucal adequada, de acordo com o recomendado pelo dentista, sempre escovando os dentes após as refeições com a escova e o creme dental indicado para cada paciente e usando o fio dental.  

Além disso, é importante tomar cuidado ao ingerir alimentos e bebidas, evitando o consumo excessivo daqueles que mancham os dentes. É interessante fazer um bochecho com água sempre que consumir tais alimentos. Por fim, é imprescindível visitar o dentista periodicamente — em geral a cada seis meses — para realizar uma limpeza em consultório e verificar como está a saúde bucal.  

Ligue e agende um atendimento: (61) 3327 – 1629 

Agende por WhatsApp. (61) 98412-9349