Como os implantes sem enxertos funcionam e quando o enxerto ósseo é necessário?

O desgaste dos ossos da boca — onde os dentes ficam fixados — é usual em pessoas que perderam os dentes há algum tempo. Se estas pessoas precisam fazer um implante, o implantodontista faz um enxerto ósseo

(com ossos do próprio paciente).

Dessa forma, o que antes inviabilizava a aplicação de tratamentos mais modernos e naturais, atualmente pode ser resolvido com o uso do enxerto ósseo. Mas além disso, atualmente já existem alternativas ao enxerto ósseo, — os implantes sem enxerto — as quais são menos invasivas e podem ser utilizadas em várias situações.

Todavia, é importante mencionar que cada paciente é avaliado individualmente, para saber qual é a melhor opção: fazer enxerto ósseo antes do implante ou utilizar os implantes sem enxerto.

Continue lendo e entenda!

Como funciona o implante sem enxertos?

Assim, para algumas pessoas a indicação do enxerto ósseo permanece, mas para outros casos existem as alternativas:

  • Implantes de titânio puro Roxolid Straumann — são pequenos e resistentes;
  • Pinos com diâmetro menor — para pouco volume ósseo horizontal;
  • Implantes curtos — para pouco volume ósseo vertical;
  • Implantes inclinados;
  • Implante zigomático;
  • Método “all on four”.

Conheça alguns deles!

Implantes inclinados

A utilização de implantes inclinados oferece diversas vantagens, tais como a capacidade de utilizar implantes mais longos e alcançar uma distribuição de carga mais eficiente, perpendicular ao plano oclusal, além de evitar a necessidade de realizar enxertos ósseos.

Implantes curtos

A grande vantagem é que os implantes curtos precisam de menos osso remanescente se comparado aos implantes comuns, diminuindo a necessidade de cirurgias para colocar enxertos ósseos, além do reposicionamento de um ou mais dentes ou de outros procedimentos mais invasivos.

Implantes zigomáticos

Essa técnica é considerada uma das mais inovadoras na área de Implantodontia nos dias de hoje, mas seu uso é restrito à arcada dentária superior, por ser fixado no osso zigomático, localizado na maçã do rosto.

Assim, sua utilização pode resolver muitos casos de reabilitações complexas, assegurando a fixação completa da prótese e proporcionando maior estabilidade e segurança ao sorriso.

Implante all on four

No método all on four, por meio da inclinação de dois implantes posteriores, podem ser utilizados implantes mais longos em menor volume ósseo, propiciando o contato entre o osso e o implante e diminuindo a necessidade de enxerto ósseo.

Implante dentário com carga imediata – recupere o sorriso no mesmo dia

Quais pacientes podem fazer implante dentário sem enxertos?

Trata-se de uma opção viável para a maioria dos pacientes que necessitam substituir os dentes ausentes. Os fatores que podem influenciar a viabilidade do implante dentário sem enxerto incluem:

Quantidade e qualidade do osso disponível

O sucesso do implante depende da presença de osso saudável e suficiente para ancorar o implante.

Localização do dente ausente

Alguns locais na boca possuem mais osso disponível do que outros. Assim, dependendo da localização do dente ausente, existe viabilidade para o implante sem enxerto.

Saúde geral do paciente

Condições médicas como diabetes não controlada, doenças autoimunes, problemas cardíacos graves ou uso de medicamentos específicos podem afetar a cicatrização óssea e a capacidade de suportar um implante sem enxerto. Por isso, o ideal é estabilizar estas condições antes de fazer o implante sem enxerto ou mesmo inviabilizá-lo.

Planejamento protético

Um planejamento adequado considera fatores estéticos e funcionais, como a posição do implante em relação aos dentes adjacentes e a oclusão. Em muitos casos, não é necessário fazer enxerto para obter um resultado estético e funcional ideal.

Por fim, é importante destacar que apenas um cirurgião-dentista qualificado e experiente pode determinar se um paciente é um candidato para fazer implantes dentários sem enxerto. Portanto, se você estiver considerando um implante dentário, é recomendável agendar uma consulta com um implantodontista para avaliar o seu caso específico.

Entre em contato e agenda uma avaliação!