Gengivectomia

Você sabia que o sorriso gengival, que causa tanto constrangimento para algumas pessoas, pode ser resolvido com um procedimento bastante simples, a gengivectomia? Este procedimento odontológico é realizado para reduzir o tamanho da gengiva e, consequentemente, aumentar a exposição dentária, melhorando o sorriso e a estética e, com isso, aumentar a autoestima da pessoa

PRA QUEM É INDICADA A GENGIVECTOMIA? 

A gengivectomia é indicada para os casos em que a gengiva recobre parcialmente, em diversos graus, os dentes. Para aferir o tamanho dessa cobertura, mede-se o tamanho do dente, para, então, compará-lo com o tamanhos padrão desejado para cada dente. 

COMO SABER SE PRECISO DE GENGIVECTOMIA? 

O diagnóstico da gengivectomia pode ser feito por meio de análise clínica e de exames de imagem (tomografia e radiografia de vários ângulos) que demonstram o tamanho da gengiva que recobre o dente e que precisa ser removida. 

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO? 

A gengivectomia é realizada em consultório odontológico, sob anestesia local — o que garante baixa sensibilidade dolorosa — e com duração aproximada de 30 minutos e recuperação simples. 

Este procedimento é realizada em consultório odontológico com as seguintes características: 

  • anestesia local — o que garante baixa sensibilidade dolorosa;  
  • duração aproximada de 30 minutos; 
  • recuperação simples. 

Vale ressaltar que, diferentemente de muitas cirurgias odontológicas, esse procedimento não deixa a boca inchada ou impõe muitos dias de recuperação. Dessa forma, todo o procedimento é relativamente simples e não deixa marcas ou cicatrizes para o futuro. 

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA GENGIVECTOMIA? 

No dia da cirurgia e após 24 horas 

No primeiro dia da cirurgia não lave a boca ou escove os dentes. Após cerca de 24 horas, lave com uma solução de Digluconato de clorexidina 0,12% a cada seis horas. Os dentes podem ser escovados com cuidado e apenas ao redor da área operada. No entanto, se estiver dor na escovação, adie o processo por um ou dois dias. Na primeira noite após a gengivectomia, o paciente deve dormir com a cabeça elevada em dois travesseiros. 

Se ocorrer um pequeno inchaço (edema) na gengiva após a gengivectomia, o indicado é aplicar uma compressa de gelo em intervalos de 30 em 30 minutos até o inchaço desaparecer. 

Em casos de sangramento 

Se houver um pequeno sangramento no primeiro e segundo dia da gengivectomia não se preocupe, pois isso é comum. Se o sangramento continuar após esse período, deve-se colocar uma gaze úmida com soro fisiológico sobre a área que estiver sangrando, segurando por 30 minutos com pressão firme.  

As principais ações para evitar o sangramento nas primeiras 24 horas são: 

  • não fumar; 
  • não cuspir;  
  • não consumir alimentos quentes e sólidos; 
  • não se curvar, ​​ou ficar superaquecido; não levantar objetos pesados, usar enxaguatório bucal ou qualquer coisa alcoólica; 
  • não usar canudo para beber por 24 horas, pois pode prejudicar o coágulo de sangue. 

Não perca tempo e marque uma consulta agora mesmo.