Implantes guiados

Os implantes guiados são realizados através da cirurgia guiada, também chamada popularmente de “implante dentário sem cortes” — embora não haja incisão, é realizado um pequeno furo na região de cada implante mas bem menor em comparação com a técnica de implante tradicional.  

A cirurgia guiada é uma técnica inovadora que possibilita o implante com muito mais conforto para o paciente, além de maior rapidez na execução. Ela substitui a cirurgia de implante convencional com a mesma eficiência e precisão. 

Por mais que aparente, para um leigo, ser um procedimento complexo e doloroso, na verdade, o implante guiado pode não causar incômodos. Hoje em dia, com a evolução da odontologia e a utilização de metodologia mais avançada (tecnologia 3D), um procedimento que antigamente duraria duas horas, pode durar em torno de 20 minutos.  

Isso é possível porque os exames tridimensionais permitem que o cirurgião-dentista saiba com precisão muito maior, os pontos mais adequados para a inserção dos implantes. 

O procedimento de implante guiado consiste em: 

  1. O paciente é submetido à tomografia computadorizada da face; 
  2. É realizado, ainda, a avançada técnica de escaneamento digital intraoral das arcadas dentárias; 
  3. Os dados da tomografia e do escaneamento são inseridos em um software de 

planejamento 3D; 

  1. O cirurgião realiza todo o planejamento, tanto da prótese, quanto da inserção dos 

implantes de forma virtual. Com isso, ele pode simular os melhores locais para instalação do implante dentário; 

  1. Concluído o planejamento virtual, é impressa uma guia cirúrgica em material similar ao 

plástico, que guia o cirurgião durante a inserção dos implantes dentários, conforme planejado virtualmente. 

Diferencial da alta tecnologia do implante guiado 

Quando um implante dentário convencional é colocado, é o cirurgião-dentista quem define onde o pino será inserido. Na cirurgia guiada é diferente, com o aparato tecnológico citado anteriormente (tomografia, escaneamento intraoral e réplica da estrutura dentária em 3D no computador), o profissional que trabalha com implantes guiados consegue visualizar muito melhor o local (osso) em que o pino será inserido.  

Essa inovação tecnológica permite que seja impressa uma moldeira que indique o local exato da inserção do pino. Assim, o implante estará na posição mais adequada, o que garante que ele, futuramente, não se desprenda do local. 

Vantagens dos Implantes Guiados  

O uso da técnica de implante guiado proporciona uma diminuição considerável do tempo de recuperação do paciente. Com isso, em alguns casos, a pessoa pode retornar às suas atividades normais no prazo de 24 horas. A sensação dolorosa no pós-operatório é muito inferior à sentida quando é feito o implante convencional. Isso pode acontecer porque, embora bem menos invasiva, a cirurgia guiada não deixa de ser um procedimento cirúrgico. Caso ocorra um pouco de dor, o cirurgião-dentista prescreverá analgésicos e/ou anti-inflamatórios, que fará o incômodo desaparecer em pouco tempo. 

Na Humaniza Odontologia contamos com uma equipe de profissionais com vasta experiência em implantes e reconstruções que têm como principal objetivo humanizar o tratamento odontológico, de tal forma que você alcance seu sorriso da forma mais confortável possível. Nós respeitamos, inclusive, as limitações de pacientes idosos ou portadores de necessidades especiais, prezando pela integridade e saúde dos pacientes.