Quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva?
Home / Quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva?
Dentre os problemas comuns na boca, o siso nascendo é um dos mais problemático. Antes útil para a sobrevivência humana, hoje é um problema para quem entra na fase adulta. E quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva?
A melhor forma de enfrentar esse problema é saber em quantos dias nasce o dente siso. Dessa maneira, diminui os problemas para sua gengiva.
Prossiga com a leitura do artigo e veja como identificar os sintomas do dente do siso!
O siso nascendo é um grande incômodo, pois em sua boca não há mais espaço para um dente.
Também chamado de terceiro molar, o siso é um dente que costuma aparecer na boca entre o final da adolescência e início da fase adulta. Ele se encontra atrás do segundo molar, tanto na maxila, quanto na mandíbula.
Podem ser totalizados 4 dentes siso, 2 na arcada superior e 2 na inferior. Esse dente costuma ser a última dentição a surgir – e é aí que surgem vários problemas e incômodos.
Contudo, até a completa erupção, ele nasce de maneira progressiva, sem demonstrar qualquer sintoma de ser algo nocivo.
É possível que não surja? Sim, no caso da ausência da formação do gérmen, que é o que origina o dente. Sem ele, não há existência de siso.
Sim, na época de nossos ancestrais mais primários. Nessa época, a alimentação era mais abrasiva e consistente, o que pedia pela existência do siso para uma dieta adequada.
Com o passar do tempo, a dieta se tornou mais leve, o que acarretou maxilares menores. O resultado é que, hoje, o dente do siso não tem espaço, nem utilidade.
Por ser uma questão evolutiva, algumas pessoas não apresentam mais o dente do siso. Contudo, ainda é um problema para muitas outras.
Afinal, em quantos dias nasce o dente? A melhor pergunta é quantos anos. O germe dentário do siso começa a se formar na infância, onde já se vê a formação de uma pequena parte do esmalte dentário.
É apenas aos 15 anos de idade que a coroa dentária começa a se mostrar totalmente formada, além de ter 2 a 3 raízes surgindo. A sua formação varia de pessoa para pessoa, podendo ir de 15 até 21 anos de idade para se formar.
A verdade é que não há idade correta para o dente do siso nascer. Quanto à erupção do dente, se tornará um problema, dependendo das condições específicas do paciente como:
Entretanto, existem sintomas de dente do siso que lhe ajudam a notar sua erupção.
Quando há erupção parcial ou incompleta, podem ocorrer problemas como forte inflamação dos tecidos moles circundantes. Isso é chamado de pericoronarite ou infecção pericoronária.
Quando ocorrem esses problemas, há sintomas como:
Caso o dente do siso cause algum impacto na arcada dentária, há também chance de dor de cabeça, dores nos maxilares e dor no ouvido. Por fim, em certos casos, ele pode até entortar outros dentes ao redor.
Na verdade, nem sempre é recomendada a extração do dente do siso. Caso o dente siso nascendo não gere incômodo, estando até mesmo bem posicionado na arcada dentária, ele pode permanecer.
Há duas situações em que você deve buscar consulta odontológica:
Agora que você sabe em quantos dias nasce o dente siso (ou melhor, anos), já entende melhor quando ele passa a se tornar um problema. Apesar de haver situações onde o siso pode permanecer, há outros onde ele rasga a gengiva e causa profunda dor.
Quando o dente do siso não tem espaço e/ou está mal localizado, há uma dor constante, o que pede uma avaliação profissional.
A partir dos 15 anos, abre um período ideal para exodontia, que é a retirada do dente. Como a erupção do siso é necessário um acompanhamento radiográfico regular para definir o melhor período para extração.
Apenas um profissional odontológico pode dizer se é indicado ou não retirar o siso. A retirada é indicada quando há alguma dessas situações:
Por fim, há um problema em específico com o siso: quando é um dente do siso “deitado”.
Tecnicamente chamado de dente incluso ou semi-incluso, o dente do siso deitado ocorre quando não há a erupção normal do siso. Com isso, ele fica impactado e torto ou retido dentro do osso maxilar.
Isso ocorre quando não há espaço suficiente para a erupção do siso ou quando ele surge na horizontal ou “deitado”. Quando esse problema ocorre, há:
Quando o siso se torna um problema, é momento de buscar a ajuda de um profissional competente.
Ao surgir a data estimada para extração do siso (entre 15-21 anos), já busque por um cirurgião dentista que realize acompanhamento radiográfico regular. Novamente, a época ideal para extração do siso varia de pessoa para pessoa.
Com acompanhamento periódico desse profissional, você pode extrair o siso sem nenhuma complicação, no período ideal. Afinal, o período estimado é longo, o que torna mais importante ainda buscar o cirurgião dentista cedo.
Caso já tenha passado da idade ideal para extração do siso, ainda assim, se o profissional indicar, pode-se realizar a cirurgia de forma preventiva.
Os valores sempre dependem do diagnóstico realizado e do procedimento indicado para cada caso. Uma clínica que se importa com você é capaz de realizar esse serviço com bom custo-benefício.
Ao fim desse artigo, você tem uma noção de que o período para o siso se tornar um dente problemático varia conforme características do paciente. Por isso que é indicado o acompanhamento periódico de um cirurgião dentista dentro da época estimada.
E quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva? Entre 15 a 21 anos de idade. Dentro desse tempo, tome todos os cuidados possíveis com o siso!
LSI: em quantos dias nasce o dente siso, dente do siso não tem espaço, dente do siso deitado.