Aparelhos ortodônticos

Aparelhos ortodônticos fixos e removíveis

Os conhecidos aparelhos ortodônticos têm a função de corrigir a posição dos dentes visando alcançar o alinhamento adequado da arcada dentária. 

Indicação dos aparelhos ortodônticos 

Os aparelhos dentários podem ser utilizados para crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, para todas as idades, desde que a pessoa esteja insatisfeita com as posições de seus dentes ou que apresente problemas de cunho funcional, como: 

  • mordida aberta,  
  • mordida cruzada, 
  • maior espaço entre os dentes (diastemas) 
  • desencaixe dos dentes (dentes apinhados ou tortos),   
  • outros distúrbios de funcionalidade. 

Além de melhorar os dentes funcionalmente, o uso do aparelho ortodôntico também é indicado para melhorar a estética do sorriso. Dessa forma, a pessoa vê um considerável aumento em sua autoestima.  

Tipos de aparelhos ortodônticos 

Os aparelhos ortodônticos podem ser divididos em fixos e removíveis (móveis). 

Fixos 

Os fixos são aqueles aparelhos fixos ao dente, que são usados por determinado período e que só podem ser colocados e retirados por ortodontistas. Eles podem ser metálicos (com fios de cabelo metais ligando os brackets) ou estéticos, podendo ser de policarbonato, porcelana e safira e com brackets transparentes. 

Removíveis 

Os aparelhos removíveis são aqueles utilizados para correção dentária, mas que podem ser manejados pelo próprio paciente, ou seja, o paciente pode retirá-los nos momentos das refeições e recolocados após higienização.  

Para saber qual aparelho é o indicado para o paciente, é necessário fazer uma avaliação feita por um especialista (dentista ortodontista) que, após analisar diversos exames incluindo documentação feita com imagens e radiografias laudadas em laboratórios de radiografia odontológica, indicará o aparelho mais apropriado ao caso do paciente. 

Sobre a Ortodontia 

Ortodontia é a área da odontologia que atua corrigindo a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Por isso, tanto os que buscam corrigir dentes tortos, como os que desejam melhorar a mordida (também chamada de oclusão), devem procurar por este profissional. 

Este segmento da odontologia é muito procurado, pois, além de oferecer um tratamento odontológico capaz de restabelecer a função dos dentes, pode devolver a aparência desejada pelo paciente. Tudo isso deve acontecer aliando bem estar e saúde bucal. 

Por exigir grande atenção e muita capacidade, os dentistas que desejam se tornar ortodontistas devem fazer, além da graduação, um curso de especialização, que pode ter duração de até três anos.