Uma técnica minimamente invasiva está revolucionando a forma como são realizadas muitas das cirurgias odontológicas, sobretudo na colocação de implantes, favorecendo a reabilitação oral. Trata-se da cirurgia guiada 

Mas você sabe o que é cirurgia guiada, suas vantagens e indicações? Preparamos um texto completo sobre o assunto. Confira! 

O que é a cirurgia guiada? 

 Também conhecida como implante dentário sem cortes, a cirurgia guiada é uma técnica que possibilita a realização de implantes com conforto, rapidez, eficiência e precisão inigualáveis.  

Isso é possível por utilizar a tecnologia das imagens tridimensionais no planejamento virtual, o qual incorpora informações de arquivos digitais, garantindo a elaboração do posicionamento ideal e da construção das guias que orientarão a colocação de forma cirúrgica dos implantes. 

Cirurgia GuiadaComo a cirurgia guiada é feita? 

 A cirurgia guiada começa com um pedido de uma tomografia computadorizada em 3D da arcada dentária do paciente mostrando ao cirurgião-dentista em detalhes: ossos, espessura gengival, posição dos dentes etc. 

 

Então, o implantodontista anexa as imagens no software para planejar o implante virtualmente. Nessa etapa, ele escolhe a posição e a inclinação adequadas e define os lugares a serem perfurados. Ou seja, todo esse processo é realizado sem manusear a gengiva dos pacientes. 

Após planejar o tratamento, o profissional confecciona a guia cirúrgica que mostra onde o implante dentário deve ser colocado. Depois, ela é posicionada na boca dos pacientes para a realização do procedimento. 

No momento da cirurgia guiada, uma dose de anestésico é administrada para que o paciente sinta-se confortável. Então, o dentista faz um ponto (furo) de entrada na gengiva para instalar o pino de titânio no osso. 

Quais as vantagens para o paciente? 

Os benefícios da cirurgia guiada para os pacientes vão desde o procedimento em si a até o pós-cirúrgico. Na cirurgia, a satisfação do paciente supera a expectativa: 

  • pela rapidez do ato cirúrgico;  
  • por não haver vários cortes gengivais;  
  • pela ausência de sangramento;  
  • por não requerer suturas (pontos).  

Já o pós-operatório é muito tranquilo confortável e seguro para os pacientes, pois a cirurgia guiada gera menos dor, menos inchaços e a cicatrização muito mais rápida. Por fim, outra vantagem é a possibilidade, a depender do caso, de instalar implantes no mesmo dia. 

Quais os diferenciais da cirurgia guiada? 

A maneira como o método de implante guiado por computador é realizada, é a principal diferença para o implante convencional. Seus diferenciais já foram abordados acima. Agora, confira uma lista completa: 

  • ausência de cortes nas gengivas (necessários no método tradicional para avaliar os dentes ou definir o local do implante); 
  • rápida instalação dos dentes (prótese sobre o implante) pode ser realizada imediatamente ou em 72 horas — dependendo da estabilidade dos implantes fixados, do planejamento e do estado dos ossos dos pacientes etc.
     

Cirurgia Guiada de implante dentárioQuais as indicações da cirurgia guiada? 

A técnica da colocação de implante sem cortes é indicada nos seguintes casos: 

  • grande alteração dos tecidos moles ou da anatomia óssea por cirurgia prévia 
  • posicionamento crítico do implante quanto à restauração planejada; 
  • colocação de múltiplos implantes (três ou mais em mesma arcada); 
  • pacientes com comorbidades físicas, médicas e psiquiátricas; 
  • colocação de implantes sem abertura de retalho gengival; 
  • proximidade de estruturas anatômicas vitais; 
  • proximidade de dentes adjacentes; 
  • implantodontia imediata; 
  • pouco volume ósseo; 
  • ou traumas.  

Quais as contraindicações da cirurgia guiada? 

Como desvantagens citamos a necessidade de um mínimo de treinamento para os cirurgiões-dentistas para se adaptar ao sistema, bem como a se ambientar ao trabalho em campo fechado, além da impossibilidade de mudança do que foi planejado durante a cirurgia. 

Com relação à técnica, a abertura restrita da boca e a necessidade da realização de extrações dentárias para regularização óssea no ato da instalação dos implantes e de fazer enxerto ósseo quando necessário antes do implante propriamente dito.