Reunimos as respostas para as principais dúvidas sobre a recuperação da cirurgia ortognática. Conheça quais cuidados você precisará ter no pós-operatório. 

Pós operatório de cirurgia ortognáticaPaciente em recuperação da cirurgia ortognática. 

A cirurgia ortognática é um tipo de cirurgia bucomaxilofacial realizada para corrigir a disfunção no crescimento dos maxilares, portanto, é uma cirurgia que requer cuidados no pós-operatório, para que a recuperação seja completa e o resultado, satisfatório. 

Muitos pacientes ficam inseguros quanto a essa etapa do procedimento, com medo de sentir dor e preocupados com a recuperação, por isso, nós vamos mostrar a você tudo o que deve ou não ser feito depois da cirurgia. 

 

Saiba como é feita a cirurgia ortognática. 

 

Como é o pós-operatório da cirurgia ortognática? 

Como em outras cirurgias, a recuperação da cirurgia ortognática requer alguns cuidados específicos, como mudança na alimentação, repouso e uso de medicamentos. 

Veja mais detalhadamente sobre cada etapa. 

 

Quantos dias precisarei ficar de repouso? 

Após a cirurgia, o paciente precisa ficar em observação hospitalar entre 24 e 48 horas. Em casa, é importante manter um repouso de acordo com a orientação do cirurgião bucomaxilofacial e após esse tempo, poderá voltar gradativamente às suas atividades do dia a dia. 

 

Como deve ser a alimentação nesse período? 

Mesmo depois de retornar às suas atividades, como trabalho e estudos, nos primeiros 45 dias é indicado não mastigar, por isso, a alimentação deve ser feita com alimentos líquidos ou pastosos, como mingaus, purês, sopas e sucos.  

 

Vou sentir dor no pós-operatório? 

Como a cirurgia é realizada nos ossos da face, alguns pacientes têm medo de sentir muita dor. 

No entanto, dores fortes não são comuns nos pacientes que realizam esse procedimento. Geralmente, o que acontece é uma redução da sensibilidade ao toque (parestesia), mas, para evitar dores, o cirurgião bucomaxilofacial irá prescrever medicamentos, como analgésicos e antiflamatórios. 

 

Como deve ser feita a higiene bucal? 

Essa é uma etapa fundamental na recuperação. É muito importante que a higiene bucal seja feita pelo menos 3 vezes ao dia, com escova de cerdas macias e cabeça pequena, evitando atrito e incômodos devido à sensibilidade na face. 

O cirurgião bucomaxilofacial também pode indicar a utilização de enxaguantes bucais, para evitar a formação de placa bacteriana e prevenir infecções pós-operatórias. 

Kit Humaniza Pós-operatório: Na Humaniza Odontologia, o paciente recebe um kit pós-operatório, a fim de auxiliar na boa recuperação, contendo: 

  • Faixa bolsa térmica; 
  • Enxaguante bucal; 
  • Regenerador labial; 
  • Espelho; 
  • Água; 
  • Água de coco; 
  • Necessaire; 
  • Toalha. 

 

O rosto fica inchado por muito tempo? 

Nos primeiros três dias, é comum que o rosto apresente edema (inchaço), que vai diminuindo com o passar dos dias, podendo desaparecer em sua grande parte em até duas semanas. 

Após um mês, pode-se notar ainda um pequeno inchaço, e mesmo tendo sido reabsorvido quase por completo, o rosto ganhará um aspecto completamente natural após um ano de cirurgia. 

No entanto, após 30 dias, a maioria dos pacientes já se sentem totalmente seguros para interagir socialmente. 

 

Paciente usando bolsa térmica, três horas após cirurgia Após a cirurgia, precisarei de fisioterapia ou fonoterapia?  

A reabilitação do paciente com um acompanhamento com fisioterapia ajudará muito no processo, pois contribuirá para restabelecer os movimentos faciais, além de corrigir problemas fonoaudiológicos que o paciente já apresentava antes da cirurgia, por conta da má-formação mandibular e maxilar. 

O cirurgião bucomaxilofacial avaliará o caso e indicará se esse acompanhamento é fundamental. De qualquer forma, esses procedimentos poderão ajudar a ter uma recuperação de forma mais rápida e segura. 

Procedimento Humaniza: Iniciamos com a fisioterapia ainda no centro cirúrgico, com isso, diminuímos o inchaço, possibilitando um melhor pós-operatório.  

 

Vou conseguir dormir normalmente no pós-operatório? 

É importante manter o cuidado durante o sono nas duas primeiras semanas. Como o rosto ainda estará com edema (inchaço), é importante manter a cabeça mais elevada, o que a ajuda na drenagem. 

Além disso, é indicado dormir de barriga para cima nesse período, evitando a compressão do rosto. 

 

É necessário trocar os curativos? 

O paciente já sairá do ambiente hospitalar com o curativo realizado, que deverá ser mantido por 5 dias, sem a necessidade de refazer. 

Com ele, é possível comer, dormir e tomar banho normalmente. 

 

Qual será o tempo total de recuperação da cirurgia ortognática? 

O tempo de recuperação total da cirurgia ortognática pode levar de 6 meses a 1 ano. 

Mesmo retornando gradativamente às atividades dentro de 15 dias, o paciente continuará realizando acompanhamento com a equipe multidisciplinar da Humaniza Odontologia, coordenada pelo cirurgião bucomaxilofacial Dr. Fabricio Magalhães Guimarães, e, geralmente, necessitará de tratamento ortodôntico para finalizar perfeitamente a oclusão dental. 

                                                                   Cirurgia ortognática antes e depois

Orientações para um pós-operatório tranquilo: 

  • Respeite o tempo de repouso; 
  • Tome os medicamentos indicados; 
  • Evite fazer esforço em casa ou atividades físicas nas primeiras semanas; 
  • Utilize compressas frias para diminuir o edema (inchaço) no rosto; 
  • Evite assoar o nariz para evitar a formação de enfisema na face, limpe apenas as extremidades das narinas com gás ou cotonete umedecido em soro fisiológico a 0,9%. 
  • Não realize pressão negativa na cavidade bucal através da injeção de alimentação líquida por canudos; 
  • Espirre de boca aberta; 
  • Não fume; 
  • Siga todas as orientações do seu cirurgião-dentista. 

Quer saber mais sobre a cirurgia ortognática e fazer uma avaliação?  

Entre em Contato