A desarmonia na mandíbula – conhecida por deixar o queixo muito grande ou para frente – pode afetar diversas funções, como fala, respiração e mastigação. Veja como a cirurgia maxilar pode solucionar esse problema.

O que é a cirurgia maxilar? 

A cirurgia maxilar é um tratamento realizado para corrigir deformidades e alterações no crescimento do maxilar e da mandíbula – alinhando os ossos da arcada dentária – também conhecidas como anomalias dentofaciais. 

Sendo assim, essa cirurgia reposiciona a mandíbula, melhorando a oclusão, a estética e funções faciais. 

 

Para quem essa cirurgia é indicada? 

A cirurgia maxilar é indicada para adultos com alteração maxilar, pois é importante que, para realizar esse procedimento, o paciente já tenha o crescimento dos ossos da mandíbula e do maxilar, consolidados.  

 

Benefícios da cirurgia no maxilar 

Engana-se quem pensa que os benefícios são apenas estéticos, na verdade, os benefícios funcionais são os mais procurados e os maiores motivos de indicação da cirurgia. Confira quais são eles: 

Melhora da fala 

Quando há uma disfunção nos ossos do maxilar, os músculos da face também são afetados, comprometendo a fala e a articulação das palavras. A correção faz com que o paciente consiga desenvolver melhor a vocalidade bem como a extensão e capacidade vocal. 

Melhora da mastigação 

A disfunção no maxilar ocasiona em problemas na oclusão dos dentes, e, consequentemente, para morder e mastigar alimentos. A correção ajuda na melhor mastigação e deglutição, tornando a alimentação mais tranquila e saudável. 

Respiração saudável 

Geralmente, pacientes com disfunção mandibular tendem a ter uma obstrução respiratória. Com a correção por meio da cirurgia maxilar, as vias respiratórias são desobstruídas, promovendo uma respiração mais tranquila e saudável. 

A melhora na respiração também contribui para a boa qualidade do sono, evitando problemas como distúrbios e apneia do sono. 

antes e depois da Cirurgia maxilarMelhora estética 

Como mencionado anteriormente, o benefício estético, apesar de não ser o mais projetado, também acontece. Por conta do crescimento disfuncional dos ossos da mandíbula e maxilar, o paciente, geralmente, sofre com uma assimetria facial. 

Com a cirurgia maxilar, a simetria do rosto é ajustada, diminuindo o tamanho do queixo e trazendo uma grande melhora na estética. 

 

Como é feito o procedimento operatório? 

Após avaliação e diagnóstico, é feita uma simulação da cirurgia, com a finalidade de prever o resultado, tanto funcional quanto estético. 

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, sendo feita a intervenção pela boca do paciente, levando, em torno, de 2 a 4 horas de realização. 

 

Pós-operatório da cirurgia maxilar 

A recuperação da cirurgia maxilar não ocorre de forma rápida. É importante que o paciente seja orientado que esse tratamento requer alguns meses para a recuperação completa – em torno de 6 a 12 meses. 

Confira alguns cuidados a se ter nesse período: 

  • Repouso nas primeiras semanas; 
  • Utilizar compressas frias para diminuir o inchaço da região; 
  • Não realizar esforço físico nas primeiras semanas, como a prática de esportes; 
  • Preferir alimentos líquidos e pastosos nos primeiros dias; 
  • Tomar a medicação indicada pelo cirurgião bucomaxilofacial, bem como comparecer às consultas de retorno. 

 

Qual profissional realiza a cirurgia maxilar? 

O profissional responsável por realizar a cirurgia maxilar é o cirurgião-dentista especializado em cirurgia bucomaxilofacial. 

O cirurgião bucomaxilo realiza diversos tratamentos na face, como a cirurgia ortognática e a cirurgia maxilar. Somente ele, juntamente com o auxílio de uma equipe capacitada, pode realizar esse procedimento. 

 

Como encontrar um cirurgião bucomaxilofacial qualificado? 

É importante conhecer o trabalho do profissional que realizará a cirurgia maxilar, certificando-se de que seja preparado e qualificado. 

Na Humaniza Odontologia, o Dr. Fabrício Magalhães é especialista no tratamento e possui vasta experiência com a realização de cirurgia maxilar, cirurgia ortognática e cirurgia bucomaxilofacial. 

Agende uma avaliação, queremos conhecer o seu caso e proporcionar o melhor tratamento para você! 

AGENDE AQUI!